BIO Lógico

Hoje decidi escrever sobre o verdadeiro sentido do biológico dos produtos Maria Jardim®, para que todos compreendam a nossa visão sobre este tema, por vezes controverso, e que tem surgido em diversas conversas com clientes e amigos.

As vossas hortas são biológicas? Isso é a horta biológica? Tenho ouvido esta pergunta vezes sem conta e por isso acho importante esclarecer.

Os produtos Maria Jardim® não são certificados, ou seja, não vêm com um carimbo de nenhuma instituição que certifique que cumpre as normas estabelecidas para ser considerado biológico certificado.

Desde as hortas até aos acessórios, existe por parte da nossa marca, um compromisso entre a vida actual urbana e acelerada, e a preservação da qualidade dos produtos que adquirimos todos os dias. Optamos por utilizar materiais reciclados e recicláveis para as nossas embalagens, promovemos o aproveitamento de embalagens usadas para outros fins, damos preferência a tecidos de fibras naturais, e pomovemos hábitos sustentáveis através dos produtos que desenvolvemos.

No entanto, esta pergunta tem surgido muito em relação às hortas que temos para venda.

As plantas não têm certificação biológica por dois motivos que consideramos principais. As plantas são entregues ao cliente em fase de transplante, ou seja, já foram germinadas a partir da semente num pedacinho de turfa, para que a semente pudesse despontar. Os nossos viveiros utilizam processos naturais de germinação e, após a planta ter cerca de três a quatro folhas, está pronta a ser transplantada.

É aqui que começa o processo de crescimento, processo esse que é da responsabilidade de todos nós, possuidores de hortas caseiras. A Maria Jardim® promove o uso de composto agricola bio e de adubos bio, para que não sejam adicionados quaisquer químicos às plantas no seu processo de crescimento. Quanto ao combate de pragas também temos “remédios caseiros” que têm sucesso, não sendo preciso recorrer a produtos nocivos.

Podemos então afirmar que, devido a um esforço comum, os produtos que cultivamos são biológicos e somos nós a certificá-lo.

Pensamos que esta deve ser uma opção pessoal e consciente de cada um, e fazemos o nosso melhor por promover um cultivo livre de produtos químicos.

Assim, cada um de nós pode afirmar, as minhas alfaces são biológicas, frescas e criadas com todo o amor!

A segunda razão para não termos certificação biológica é porque consideramos que esta filosofia nos permite ter um preço mais competitivo, e contribuir para uma educação do consumidor no sentido de ser ele próprio o responsável pela qualidade dos seus produtos. Esta é uma forma mais justa de todos sermos responsáveis pelo que comemos e pelo que damos de comer aos nossos filhos.

Anúncios
This entry was posted in Biológico by Maria Jardim ®. Bookmark the permalink.

About Maria Jardim ®

Olá, nós somos a Maria Jardim ®, uma marca de produtos e conceitos eco-living para os habitantes das grandes cidades. Neste blogue vamos dar-lhe todas as dicas e informações para o ajudar a cultivar os seus próprios vegetais e ervas aromáticas em casa, no seu páteo ou varanda, em recipientes diversos. Hello, we are Maria Jardim ®, our aim is to provide eco-living concepts and products for the ones who live in the big cities. In this blog we will give you all the tips and suggestions to help you grow your own vegetables and herbs at home, in patios, balconies and small containers.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s